A Cantoterapia

A Cantoterapia

Cantar é uma prática humana ancestral que nos conecta com o nosso inconsciente e, ao mesmo tempo, nos transporta a uma dimensão espiritual. A voz humana cantada tem tal poder que é capaz de mudar para melhor o estado de espírito de uma ou até milhares de pessoas em poucos minutos. Cantar também pode fazer com que as pessoas passem a compartilhar de um sentimento comum altamente positivo.

Apoiando-se nesse conhecimento, a musicoterapeuta Sonia Joppert criou, em 1983, a Cantoterapia®, que é uma forma de tratamento eficaz para aumentar a autoestima, e a autoconfiança de indivíduos que apresentam sintomas de inibição e dificuldade de exposição em público nas diferentes áreas da vida.

A Cantoterapia é uma prática, um curso contínuo. Alguns clientes já participam das aulas há mais de 25 anos. Isso se deve à criação constante de novos exercícios e dinâmicas de grupo, que são apresentados por Sonia Joppert e vivenciados por seus alunos a cada semana. As aulas não se repetem, nunca são exatamente iguais. 

As sessões de Cantoterapia são conduzidas num ambiente de bem-estar, de sentimentos positivos e de fé no ser humano. Sonia Joppert estimula seus alunos a focar no lado bom da vida (*) e deixar as reclamações de todo tipo fora da sala de aula.

(*) “O Lado Bom da Vida” é o  título CD solo de Sonia Joppert, produzido por Roberto Menescal.

A Cantoterapia® se baseia em técnicas e disciplinas de diferentes origens: canto e impostação da voz, análise transacional, programação neurolinguística (PNL), musicoterapia, expressão corporal, técnicas teatrais, dinâmicas de grupo, biodança, arteterapia e meditação. Ela é ainda um coadjuvante valioso às terapias psicológicas convencionais.

 

Os Principais Benefícios da Cantoterapia®

1. Melhora da performance vocal, trabalhando a impostação da voz, afinação, respiração, extensão vocal, volume, interpretação e outras técnicas relacionadas ao canto.
2. Reintegração social: as turmas de Cantoterapia são acolhedoras e frequentemente se reúnem depois das aulas num barzinho ou restaurante, desenvolvendo com isso laços de amizade genuína entre os seus componentes.
3. Melhora expressiva de doenças/sintomas psicossomáticos. Ocorre uma nítida liberação da endorfina durante as aulas.

4. Alívio do estresse diário.
5. Evolução significativa do autoconhecimento.
6. Aumento da desenvoltura e autoconfiança em situações de evidência, tais como: apresentação em shows musicais, individualmente e em grupo; na área profissional, progresso na realização de palestras, apresentações no trabalho e muito mais.
7. A Cantoterapia® tem como um dos seus principais objetivos trazer à tona o que existe de melhor em cada aluno, fazendo com que, em pouco tempo, ele passe a “se gostar” mais, ou seja, aprimore visivelmente a sua autoestima.

 

Público Alvo da Cantoterapia®

Adultos de todas as idades, sejam iniciantes ou pessoas que já têm prática de cantar. Não há pré-requisito para ingressar na Cantoterapia®, pois Sonia Joppert acredita que sem sombra de dúvida todo ser humano pode cantar. E ela tem como provar isso.

Todo ser humano pode cantar!

Digite acima o seu termo de pesquisa e prima Enter para pesquisar. Prima ESC para cancelar.